Sobre este blog

Informações que eu conseguir juntar sobre os ônibus e o transporte público em Brasília, DF. A ideia é também servir como uma espécie de utilidade pública. Espero que lhes seja útil ;)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Integração de tarifas

Vi agora na página da Secretaria de Transportes do DF um comunicado sobre a integração tarifária, que começou a valer em fevereiro deste ano.

http://www.st.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=14183

A integração tarifária só vale para determinadas linhas, quando integram com o Metrô.

Não sei qual é a explicação para não instituir a integração tarifária entre todas as linhas; provavelmente é a dificuldade de repartir o dinheiro entre as empresas que operam as linhas.

Acho que esse é o ponto mais crítico do transporte público no DF que ainda não tem uma lei decente para regular. Não estou considerando idade da frota e desrespeito aos horários porque estes dependem de fiscalização, e não de regulamentação. Mas no que diz respeito a como o GDF vê que o serviço deveria ser oferecido, para mim, este é o principal defeito. Para atender efetivamente demandas diversas, tem que se dar ao usuário do transporte público a opção de montar seu itinerário. Simplifica a oferta de linhas, o que facilita para todo mundo, quem gerencia e quem usa.

Agora preciso descobrir de qual deputado eu vou começar a echer o saco sobre esse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário