Sobre este blog

Informações que eu conseguir juntar sobre os ônibus e o transporte público em Brasília, DF. A ideia é também servir como uma espécie de utilidade pública. Espero que lhes seja útil ;)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Como descobrir que ônibus eu tenho que pegar? Parte II


Atualização em 2017: Uma avaliação da situação atual, em fevereiro de 2017, no post Como descobrir que ônibus eu tenho que pegar? Versão 2017.


E no Distrito Federal, como faz para descobrir que ônibus eu tenho que pegar?

Resposta curta: pergunte a alguém que já fez o percurso. Porque se depender das informações disponíveis...

Na Rodoviária, nunca vi nenhum mapa que indique onde as linhas vão. Não achei central de informações, não sei se existe algo assim.

No site do DFTrans tem a linha de consulta do itinerário, é verdade. Junto da tabela de horários de ônibus (aquela que não funciona). Se você conseguir enganar o sistema o suficiente para conseguir uma listagem dos lugares por onde as linhas passam, vai receber uma descrição da linha assim:

Linha Selecionada: 179.1: Circular Rodovária do Plano Piloto/L2-W3 Sul (Sudoeste)
Origem: RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO - Destino: RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO
Serviço: SB - ÔNIBUS/MICROÔNIBUS
Empresa(s): RÁPIDO BRASILIA TODOS ESPECIAL
Tempo Médio de Viagem: 01hr 20min
Valor da Tarifa: R$ 2.00
Valor do Passe Estudantil: R$ 0.66
Horários (Referem-se às saídas do local de origem):
SEG / TER / QUA / QUI / SEX
07:20 08:00 08:40 09:20 10:00 10:40 11:20 12:00 12:40 13:20 14:00 14:40 15:20 16:00 16:40 18:00 19:20 20:40

SÁBADO / DOMINGO
07:45 08:55 10:05 11:15 12:25 13:35 14:45 15:55 17:05 18:15 19:25

Itinerário Detalhado:
1. RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO
2. VIA S1 LESTE
3. AV. L2 SUL
4. VIA LIG. L2 SUL/W3 SUL
5. AV. W3 SUL
6. VIA LIG. W3 SUL/N1 OESTE (VIADUTO)
7. VIA N1 OESTE (EIXO MONUMENTAL)
8. VIA LIG. N1/S1 (PRÓX. PRAÇA DO CRUZEIRO)
9. VIA S1 OESTE (EIXO MONUMENTAL)
10. 1ª AV. SUDOESTE (AV. COMERCIAL)
11. RUA A SUDOESTE (QMSW 1/RESEV. CAESB)
12. 4ª AV. SUDOESTE (SOF-CRUZEIRO)
13. RUA C SUDOESTE (QMSW 3/5-EMBRATEL)
14. 1ª AV. SUDOESTE (AV. COMERCIAL)
15. EPCB - ESTR. PARQ. CONTORNO DO BOSQUE
16. RUA N (VIA INT. SUDOESTE ECON. IGR. SÃO PIO)
17. CLSW 504 (4ª AV. - SUDOESTE) COM. LOCAL
18. RUA G SUDOESTE/INSTITUTO DE METEREOLOGIA
19. VIA S1 OESTE (EIXO MONUMENTAL)
20. VIA S1 LESTE
21. RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO


Mesmo eu, nascida e criada em Brasília, não tenho uma boa ideia de exatamente onde essa linha passa. Não sei qual parada seria mais próxima do lugar onde quero descer. A culpa é em parte dos nomes de nossas ruas, que ninguém nunca sabe qual é. Felizmente alguns itens dessa lista usam os apelidos das ruas ao invés dos nomes oficiais, mas daí complica a vida para encontrar os endereços de verdade (quem sabia que via S1 é o Eixo Monumental?). Agora, colocando esse itinerário em um mapa, com os pontos de referência, daí fica moleza.

23 comentários:

  1. É um absurdo o transporte público do DF, a capital do país é uma vergonha ter um sistema tão pobre de ônibus. Fiquei 1hr e meia das 22:30 até as 00:00 hrs esperando na parada do pistão sul um ônibus pra águas claras ou areal e não passou. Fiquei correndo perigo, uma vergonha sem tamanho. Me arrisquei e fui a pé!!!

    ResponderExcluir
  2. O Dftrans poderia disponiblizar uma forma mais facil dos usuarios conseguirem uma tabela com intinerario e horario das linhas do DF, Antonio Santana - Cruzeiro Velho

    ResponderExcluir
  3. Olha.... é como já foi dito por alguém, eu também fui nascida e criada em Brasília, hoje dirijo para todo lugar, mas em situações como a que me encontro agora, precisando de ir de ônibus de Riacho Fundo 2 para Avenida Araucárias em Aguás Claras... através das informações disponibilizadas eu chego no Rio de Janeiro, no destino que preciso, NÂO!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que os empresarios deveria instruir melhor seus funciorarios, alem de não ter informações adequadas eles falta muito com respeito com os passageiros e a educação e pessima.

    ResponderExcluir
  5. TRANSPORTE PÚBLICO NO DF É UMA VERGONHA. HÁ POPULAÇÃO EM UMA CIDADE CHAMADA VICENTE PIRES? PARECE QUE NÃO, FIQUEI ESPERANDO A LNHA 355.3 DE 17:40 ATÉ AS 19:07, ESTOU REVOLTADA, CHEGO ATRASADA NA AULA TODOS OS DIAS, SEMPRE FUI PONTUAL EM MEUS COMPROMISSOS, MAS POR CONTA DO TRASNPORTE, NÃO ESTÁ SENDO ASSIM. LAMENTÁVEL.

    ResponderExcluir
  6. Olha, sou novo no DF. Vim de Curitiba. Como sofro. Faz duas semanas que tento achar um ônibus para chegar em casa e não consigo. Pra ir é fácil, mas na hora que volto, todas as linhas ou não passam mais, ou não param no ponto, ou param longe da minha casa. E olha que moro no Sudoeste. Muito ruim mesmo. Da vontade de ir na Sec. de Transporte e bater no cara que organiza tudo isso. Quer dizer, desorganiza tudo isso.

    ResponderExcluir
  7. Vou prestar um concurso público em Brasília no próximo domingo (03/02) e chegarei de ônibus vindo de São Paulo e terei de ir até o seguinte local:
    LOCAL: 105M - CENTRO DE ENSINO MÉDIO SETOR LESTE
    ENDEREÇO: SGAS 611/612 CONJ. E - ÁREA ESPECIAL,
    BAIRRO: ASA SUL
    Alguem consegue me ajudar com qual ônibus devo tomar a partir da rodoviária e depois para a volta? Voltarei de avião, portanto preciso de um ônibus do local da prova ao aeroporto.
    Muito obrigado. Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos,

      a ida vai ser fácil, porque você pode ir de metrô. Há uma estação pertinho da Rodoferroviária. Pegue qualquer uma das duas linhas em direção ao centro e desça na estação 112 sul. De lá, é uma caminhada de 10 minutos (1km) até o Setor Leste. Este mapa pode te ajudar: http://goo.gl/maps/WZNto.

      Na volta para ir para o aeroporto, você tem duas opções. Pode pegar o Executivo (8 reais, http://www.tcb.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=12618) ou o Zebrinha número 11 (2 reais, http://www.horarios.dftrans.df.gov.br/th/TH0.011.pdf). A parada do Zebrinha é no Eixo L sul (onde você desceu no metro da 112 Sul, só atravessando uma pista pro outro lado), a parada do Executivo é no Eixo W, lá do ooooutro lado: atravesse o Eixão (a pista grande, central, que tem três faixas de cada lado) pela galeria do Metrô. Fique atento aos horários do Zebrinha, porque o último sai às 18:30.

      Este link tem explicações mais completas e fotos dos ônibus que podem ser bem úteis:
      http://vidasemcarro.blogspot.it/2012/01/onibus-da-rodoviaria-para-o-aeroporto.html

      Boa sorte e boa prova!

      Excluir
    2. Faça como a Angélica: Vá de taxi.

      Excluir
  8. Oi Maira. Creio que entendi. Só fiquei com uma dúvida. Esta caminhada não é por ruas? Como eu posso ter uma referência durante esta caminhada para não me perder? Se você costumar o facebook por favor me adicione por lá para me ajudar com estes detalhes, senão procuro sua resposta por aqui mesmo. Muito obrigado.
    https://www.facebook.com/marcosgroter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos!
      Não, não é por ruas, é uma caminhada em linha reta por calçadas, atravessando duas quadras (a 212 e a 412), até chegar na via L2 Sul. Dá uma olhada no Google Street View: http://goo.gl/maps/aNs9Q (212 sul), http://goo.gl/maps/TCAvY (412 sul), http://goo.gl/maps/5P3GW (Via L2 Sul na altura da 612 sul) e finalmente http://goo.gl/maps/JMCzv (fachada do Setor Leste). Da uma explorada no Google Street View, que você vai ver o jeitão da cidade e os lugares por onde você vai caminhar.
      Boa sorte!

      Excluir
  9. Ahhhh... Muito obrigado. Agora me senti mais seguro de não me perder durante a caminhada... Vou fixar algumas imagens para ter certeza de que estou seguindo o caminho certo.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Está difícil encontrar informações sobre o transporte público de Brasília!! Preciso fazer uma prova no local:

    CENTRO
    EDUCACIONAL SIGMA – UNIDADE ASA SUL, SGAS 912, Conjunto A, Asa Sul – Brasília/DF

    Mas vou de São Paulo para lá, então, preciso de um percurso ou linhas de ônibus que saiam próximo da rodoviária de Brasília para o local da prova.

    Ah, aproveito para pedir algumas sugestões de hotéis bons e baratos que fiquem próximos desses lugares.

    Agradeço qualquer informação!!

    Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia!
      Sobre os hoteis, eu nao posso te ajudar, mas para chegar da rodoviaria ao local da prova, voce tem duas opcoes:
      - Pegar o metro na estacao shopping, descer na estacao da 112 sul e caminhar ate o Sigma (veja o percurso em vermelho aqui: http://goo.gl/maps/26mhi)
      - Pegar o onibus 108.8 que sai da rodoviaria interestadual (onde voce vai chegar) para a rodoviaria local, passando pela W3 sul (horarios aqui: http://www.horarios.dftrans.df.gov.br/th/TH108.8.pdf) e descer na altura da 512 sul (veja o percurso verde no mapa http://goo.gl/maps/26mhi)

      Recomendo checar o Google Street View para ver mais ou menos como sao os lugares onde voce vai ter que andar. Ah, e de uma olhada nos horarios do Metro (http://www.metro.df.gov.br/) para ter certeza de que vai estar funcionando quando voce chegar!

      Boa sorte :)

      Excluir
  11. Hoje, ouvi de um motorista, que me informou erradamente o itinerário de seu próprio ônibus, as seguintes pérolas:
    - Não estou aqui para dar informações.
    - Você não é meu cliente, é cliente da empresa de ônibus.

    Legal, tomara que nossas ruas fiquem cada vez mais entupidas de carros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é assim mesmo.
      Educação "0".
      É raro de ver algum motorista de ônibus minimamente educado.
      O mais engraçado:
      Coloque um terno bacana, ou uma farda de policial. A educação de alguns motoristas muda COMPLETAMENTE. Acham que se tem "otoridade" no ônibus, tem que fazer o serviço direito. Se não tem, foda-se o mundo ! Lamentável, mas é realidade.

      Excluir
  12. Alguém pode me ajudar? Sou novo em Brasília, estou na QMSW 5 e preciso me ir para a L2 Sul, próx. ao setor de autarquias. Qual ônibus eu pego para ir e voltar?

    ResponderExcluir
  13. Como faço para ir da 303 sul até o centro educacional sigma, por ônibus?

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou indo pra Brasilia pra concurso e gostaria de saber qual ônibus pego para ir para o Colégio Militar de Brasilia, perto do Estádio Mané Garrincha. Aeroporto -> CMB -> Aeroporto.

    ResponderExcluir
  15. Olá, como faço para ir do aeroporto para o Centro Educacional Sigma que fica na Quadra SGAS 912, Conj. A - Av. W/5 Sul - Asa Sul - Plano Piloto? E para retornar ao aeroporto, como faço também? Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  16. Preciso me deslocar da Esplanada, onde trabalho, para o Pistão Sul, pois estudo na Facnet-Anhanguera que fica dentro do Taguatinga Shopping.Já pesquisei linhas e itinerários no site do Dftrans, já peguntei a motoristas, mas ninguém sabe de nada.Se alguém souber, por favor me responda qual o numero da linha.Assim eu posso pesquisar se há algum horário compatível com minha saída do trabalho.Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Você viu que agora tem um sisteminha (bem arcaico por sinal) em que você seleciona a linha e ele mostra no mapa por onde ela passa? Me ajudou MUITO, acabei de chegar para morar aqui :) Mas ainda é bastante confuso... por exemplo: por que há linhas com nomes e roteiros tão parecidos como 0.115, 115.1 e 115.2? O link para a página com o mapa é esse: http://www.sistemas.dftrans.df.gov.br/horarios/src/mapas/index

    ResponderExcluir